leverização da gasolina
Os combustíveis ficaram ontem – outra vez e em poucos dias – mais caros. Pelo gasóleo, são quase mais dois cêntimos por litro; mais dois cêntimos pela gasolina. Passámos a ter os preços mais altos alguma vez praticados neste pobre país espremido.


Há oito anos, pagávamos por um litro de gasolina menos de um euro. O gasóleo ficava por 70 cêntimos. Ao volante, ainda não percebíamos – distraídos que estávamos do que ainda estava para nos suceder – que Portugal era pequenino, na justa medida que tem.
Hoje em dia, o País alargou, expandiu-se: precisamos de 100 euros para ir de Lisboa ao Porto e voltar a casa, num carro de classe B, que gaste 9 litros aos 100. Há dez anos, com 100 euros, galgávamos a fronteira, chegaríamos a Madrid. Estamos todos mais longe uns dos outros.
Numa rua de Lisboa, em Dezembro último, um condutor de um automóvel comercial ligeiro, precavido de humor e de cautelas, rabiscou uma mensagem mentirosa num cartão que deixou no pára-brisas – "Sr. assaltante, esta viatura é particular e não possui cartão de combustível". Com os combustíveis a atingirem preços próprios só para alguns, esta mensagem já terá ficado obsoleta ante toda e qualquer real vilanagem.

com este andar vamos ter k pegar na velhinha bicicleta.......
ResponderEliminar